Algumas dicas para cuidar da sua saúde das articulações

As doenças inflamatórias que afetam a saúde das articulações são muito comuns. A prevalência dessas doenças aumenta com a idade, mas podemos controlar certos fatores de risco.

Se é importante cuidar da sua saúde das articulações, é porque o sistema que nos permite realizar movimentos, o sistema músculo-esquelético, é um sistema muito complexo. Este sistema inclui ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. A função do sistema músculo-esquelético é permitir que o corpo se mova , e isso é possível graças às articulações.

Quando o cérebro ordena que os músculos se contraiam, voluntariamente ou não, os músculos puxam os ossos. O mecanismo, portanto, inicia e o funcionamento articular nos permitirá realizar movimentos.

Existem muitos diagnósticos de doenças inflamatórias na população em geral. A prevalência dessas doenças aumenta com a idade , sendo a osteoartrite e a osteoporose os distúrbios mais frequentes.

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Saúde das articulações: sintomas e diagnóstico de doenças das articulações

O principal sintoma da doença articular é a dor nas articulações, que geralmente é acompanhada de inflamação e deformação . Em alguns casos, outros sintomas se apresentam: limitação do movimento das articulações afetadas, rigidez e perda da capacidade funcional.

Os profissionais de saúde fazem o diagnóstico com base no quadro clínico. Se julgarem necessário, essa análise poderá ser complementada por certos exames, como exame de sangue, exame de urina, raio-X e ultra-som nas articulações. Com diagnóstico e tratamento adequados, certas doenças articulares podem ser perfeitamente controladas. No entanto, alguns distúrbios são crônicos e difíceis de controlar. Este é o caso da osteoartrite, por exemplo.

Fatores de risco que predispõem a problemas de saúde das articulações

Certos fatores que podem ser controlados predispõem a sofrer de uma doença articular. Outros, no entanto, não são controláveis.

Do ponto de vista genético, as mulheres de meia idade são mais propensas que os homens a sofrer de uma doença articular . No entanto, ainda não se sabe se o link é apenas genético ou se existe um componente hormonal:

  • obesidade é um dos fatores de risco que podemos controlar. O excesso de peso é, em alguns casos, a causa da dor nas articulações e, em outros casos, a consequência: a obesidade causa uma sobrecarga nas articulações e, portanto, causa danos, mas a obesidade pode também pode ser conseqüência de dor nas articulações, pois se a pessoa tiver dor nas articulações, seu movimento é limitado
  • Certas profissões que envolvem esforço excessivo também podem causar doenças nas articulações. Certos esportes competitivos podem, por exemplo, ser associados a diferentes condições, incluindo doenças nas articulações

Como cuidar da sua saúde das articulações?

Prevenir doenças articulares envolve a adoção de certos hábitos de vida saudáveis. Dessa forma, podemos controlar os fatores de risco que são modificáveis. Nós damos algumas dicas abaixo.

1. Alimentos

Uma dieta que forneça uma quantidade adequada de cálcio é fundamental. A ingestão diária adequada de cálcio e atividade física leve podem ajudar a prevenir a osteoporose e melhorar o movimento.

2. Exercício físico, uma das medidas preventivas para cuidar da sua saúde das articulações

Além de uma boa dieta, é importante evitar um estilo de vida sedentário e, portanto, se exercitar. O exercício pode aliviar a dor se você já tiver uma doença articular, melhorar a mobilidade articular, fortalecer músculos , estimular nova formação óssea e melhorar o sono.

3. Hábitos posturais

É essencial evitar maus hábitos posturais, que incluem os seguintes hábitos:

  • Por muito tempo , chamado bipedalismo prolongado
  • Sente-se ou minta demais
  • Sentado com as costas dobradas e não encostado nas costas
  • Tendo cadeiras e colchões reclináveis
  • Não distribua os pesos uniformemente
  • Dobre a coluna ao pegar objetos do chão.
  • Atividades que causam sobrecarga, como caminhar em terreno irregular por um longo tempo

4. Usando sapatos adequados

É aconselhável usar sapatos suficientemente grandes e confortáveis e até solas.

Portanto, é preferível evitar calcanhares que promovam alterações articulares degenerativas no pé e no joelho. Da mesma forma, o uso de sapatos muito planos também não é recomendado.

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