Espirulina: propriedades, benefícios, contra-indicações

A espirulina é um dos superalimentos que se tornou o mais popular. Neste artigo explicamos por que, quais as vantagens e como essa cianobactéria pode ser tomada.

espirulina tem servido como recurso alimentar ao longo da história do homem , há indícios de que na cultura asteca e foi consumida, embora seja a partir do século XX quando começa a difundir o seu consumo, e no século XXI está experimentando boom, e o cultivo de espirulina se espalhou. Movimentos naturalistas, alimentos orgânicos e tendências new age têm colaborado em sua disseminação.

Mas, vamos começar do início:

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  • O que é espirulina?
  • Para que serve a espirulina?
  • Benefícios da espirulina
  • Propriedades medicinais
  • Efeitos colaterais da espirulina
  • Contra-indicações de espirulina
    • Espirulina e gravidez
  • Espirulina e vitamina B12
  • Fenilcetonúria, hipertireoidismo e hipotireoidismo
  • Onde comprar algas espirulina
        • Bibliografia

O que é espirulina?

espirulina é um cianófito . Havia controvérsia entre considerá-la uma bactéria ou uma alga, embora tradicionalmente fosse estudada como cianófita ou alga azul-esverdeada, atualmente é estudada com procariontes (bactérias), visto que os cianófitos são bactérias. No entanto, a forma mais comum de denominar espirulina é como algas espirulina e não como bactéria espirulina.

A Spirulina recebeu esse nome devido à forma peculiar de seu talo, e por um tempo foi considerada enquadrada no gênero Spirulina sp., Atualmente estão enquadrados no gênero Arthrospira sp. portanto, o nome pelo qual é geralmente conhecido não é o nome do gênero de bactéria Spirulina .

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Este organismo procariótico contém em suas células uma única molécula de DNA ou ácido nucléico, e na periferia estão as membranas tilacóides que contêm a clorofila graças às quais realizam a fotossíntese. Além disso, possuem grânulos de polifosfato, glicogênio e cianoficina, responsáveis ​​pelo alto teor protéico dessa cianobactéria, que a tornam um superalimento e um suplemento alimentar com propriedades tão extraordinárias.

Para que serve a espirulina?

Embora nossa dieta habitual seja variada, é difícil consumir todas as vitaminas e minerais de que nosso corpo necessita todos os dias. Não fazemos nossa dieta com tabelas nutricionais, mas com base em generalidades como comer vegetais, peixes, carnes e frutas de forma equilibrada. No entanto, o perfil nutricional de todos não é o mesmo e por isso a variedade na alimentação ou o uso de vitaminas ou suplementos alimentares como a espirulina que nos podem dar o que pode significar a falta de variedade na alimentação é essencial.

Há alguns anos acreditava-se que a Spirulina sp. Era um daqueles superalimentos que poderiam resolver o problema da fome no mundo por sua grande contribuição nutricional. No entanto, como quase todos os candidatos de superalimento para esse problema, não há solução mágica, mas a solução é uma grande mudança de conceito que não é o assunto deste artigo.

O cultivo da espirulina em escala industrial começou na década de 1960 na região do Chade e gradualmente se espalhou pelo mundo.

Como mencionamos antes, a espirulina é uma alga marinha uma cianobactéria  (ou cianófita) que se tornou moda como suplemento nutricional para dietas desequilibradas; no entanto, a espirulina, bem como seus benefícios, podem ter efeitos colaterais que valem a pena conhecer.

Benefícios da espirulina

O consumo desta alga contribui para a alimentação diária de interesse devido ao seu elevado teor de proteínas e minerais. Todos os benefícios que pode gerar estão em fase de pesquisa, mas alguns deles começam a ser percebidos.

Entre os benefícios atribuídos à espirulina podemos encontrar:

  • Ajuda a aumentar a massa muscular devido ao seu alto teor de proteínas. Tem sido usado com efeitos muito positivos em crianças desnutridas em combinação com alimentos regulares (não é um substituto das refeições).
  • A ingestão de energia ao tomar espirulina é adequada para pessoas com alto desgaste intelectual e físico.

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  • Contribuição de ferro derivada da clorofila que possui.
  • Contribuição de vitamina A: importante para o transporte de sangue e visão, por exemplo. Você pode ler tudo sobre a vitamina A aqui .
  • Beta-caroteno contido na espirulina: muito útil para proteger a pele dos efeitos do sol, estimulando a secreção de melanina.
  • Vitamina E
  • Fornece minerais como: cálcio, fósforo, ferro, manganês, cromo, magnésio, zinco, germânio e cobre.
  • Atua sobre as prostaglandinas, alcançando um efeito antiinflamatório que é bom para doenças como a artrite
  • Aumente o sistema imunológico. Segundo estudo publicado na  Revista Cubana Hematolología, Immunología y Hemoterapia 2002; 18 (2) , a espirulina tem efeito sobre a ativação in vitro de linfócitos humanos.
  • Possui alto teor de melatonina por isso é indicado para insônia.
  • A espirulina pode ser uma aliada para emagrecer, já que possui alto teor de fenilalanina, aminoácido ao qual se atribui a propriedade de reduzir a sensação de fome
  • Também é recomendado para doenças que levam a grande fadiga física, como DPOC ou doença obstrutiva crônica. A espirulina pode ter um efeito revitalizante graças aos minerais e proteínas que fornece, muito necessários neste tipo de doença.

Tradicionalmente, a espirulina era usada para prolongar a juventude, prevenir a queda dos cabelos e aumentar o desejo sexual, mas são propriedades ainda não comprovadas cientificamente.