Ganho de peso: por que quilos extras aparecem no final do inverno

Norma do norte

Tenho um pouco de peso a mais e gostaria muito de me livrar dele. Mas, pelo segundo ano em três meses de inverno, meus esforços deram em nada: no início de novembro, o peso quase acabou e, no final de fevereiro, ele voltou novamente. Por que isso está acontecendo e como lidar com isso?

– Não há nada de surpreendente em sua situação: todos os habitantes das latitudes setentrionais são geneticamente programados para o ganho de peso no inverno.

Antigamente, uma pessoa na nossa região precisava criar uma reserva de gordura para passar o inverno – afinal, encontrar comida aqui é muito mais difícil do que nas quentes regiões do sul. E para “tranquilizar” o corpo também desacelerou o metabolismo para gastar menos energia.Esse programa genético funciona até hoje, porque foi formado ao longo de milênios. Portanto, um pequeno ganho de peso, de até cinco quilos, durante o inverno é um fenômeno normal e não um motivo para preocupação. Além disso, no final da primavera, o peso, neste caso, geralmente começa a se aproximar do normal.

Claro, isso não é motivo para comer tudo indiscriminadamente. Para reduzir o risco para a figura, no inverno, e em março, quando ainda faz frio na maior parte do nosso país, é preciso limitar o consumo de doces e alimentos gordurosos. 

É outra questão se você adicionar muito durante o inverno, por exemplo, 7-10 kg ou mais. Nesse caso, as razões para as oscilações de peso podem ser mais graves do que o “desejo” do corpo de estocar energia no frio. Você precisa consultar um endocrinologista, identificar o problema e corrigi-lo.

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Cereais em vez de chocolate

No final do inverno – início da primavera, sempre adiciono alguns quilos, pois começo a comer muito doce e tomo café o tempo todo. Não posso evitar: neste momento simplesmente não tenho forças e só a cafeína combinada com chocolate ou bolo me revigora. É possível animar de alguma forma sem estragar a figura?

Svetlana, Belgorod

– Existem vários fatores que causam sonolência.

No inverno, é menos provável que fiquemos ao ar livre, então todos os nossos órgãos, incluindo o cérebro, recebem menos oxigênio. E a partir disso começa a ficar com sono.No tempo frio, horas curtas de luz do dia, o que leva a uma diminuição da taxa metabólica, falta de energia.

No início da primavera, muitas pessoas carecem de vitaminas, embora agora haja vegetais e frutas disponíveis.

Assim, para dormir menos, você precisa ajustar sua dieta.

Aumente a quantidade de alimentos ricos em ferro. É parte da hemoglobina, que leva oxigênio aos tecidos. Há muito ferro no fígado bovino, na carne bovina, na gema do ovo, no trigo sarraceno, nos legumes, nas maçãs.

Precisamos de carboidratos para obter energia. Mas chocolate e bolos não são as melhores fontes. Eles fornecem uma forte explosão de energia, mas, infelizmente, de curta duração. Mas os cereais e o pão integral fornecem energia por muito tempo – no tempo frio eles devem se tornar a base da dieta.

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